sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Guia PVP - Cabal Online

A REGRA DE OURO DO PvP

Você vai morrer. E não vai ser uma vez. Algumas vezes de forma heróica, outras vezes na sujeira, mas a única certeza de quem aperta “Entrar” em um canal de PvP é essa. Você irá morrer.

TÁ, E DAÍ?

A regra de ouro é muito importante, pois nem todo mundo assimila bem o ato de perder. Quantos teclados foram obliterados em um momento de fúria cega? Quantos mouses arrancados de suas CPUs e arremessados em um ente querido? Assim se você não consegue levar uma morte na esportiva, é melhor nem passar perto. Afinal, a função de um MMO é a diversão.

O SEU ADVERSÁRIO

O grande barato do PvP é saber que há um outro adversário do outro lado da tela. É uma pessoa. Pode ser um garotinho de 9 anos ou uma advogada calejada de 30 anos. O jogador humano é passível de erros, tem flutuações de humor, se diverte, ri, chora, e por isto é a caça suprema. Nem o monstro mais poderoso do computador pode se comparar ao mais fraco jogador de carne e osso. E é essa a nossa presa.

CONHECIMENTO

O conhecimento vem em duas formas. Eu acho que muito mais importante do que saber o quê você pode fazer é saber o que seus adversários são capazes. Quais são os poderes de um guerreiro? Qual a distância a manter de um Duelista? Sem este conhecimento, seu jogo será sempre incompleto e pobre. As dicas visuais são importantíssimas. Você deve conhecer os personagens, armaduras, armas e poderes de longe, pois assim nunca estará despreparado.
Depois, precisa entender exatamente como render o máximo com os poderes e equipamentos que possui. Lançar dois poderes que derrubam em seqüência é subaproveitar suas habilidades, pois quando precisar derrubar seu adversário novamente, o poder não estará disponível. Qual golpe é bom para abrir uma luta? Como fazer com que seus inimigos se juntem para melhor aproveitar seus ataques de área? Quem sabe responder a estas perguntas vai ser um inimigo temido e respeitado em qualquer PvP.

MOBILIDADE

Sempre ir andando para desferir ataques normais é o caminho mais rápido para a derrota. O Cabal é um jogo muito interessante, pois dispõe de 3 habilidades críticas de movimentação que estão disponíveis para todos desde praticamente o início do jogo: Rolar, Recuar e Deslizar. Recuar é essencial para personagens que atacam à distância, como Magos e Arqueiros Arcanos. Deslizar é fundamental para diminuir a distância quando sua especialidade é o corpo-a-corpo. Mas atenção especial deve ser dada à habilidade de Rolar, pois ela confunde o adversário, fazendo com que você seja deselecionado em combate, fazendo com que seu inimigo perca momentos preciosos. Usar rolar no momento certo quebra o combo do seu adversário e permite que você vire o jogo. O bom jogador manda na movimentação, e não simplesmente reage aos movimentos do adversário.

HONRA

Pois é, essa é a parte mais importante de um PvP, em minha opinião: sua reputação no campo de batalha. Quando o seu nome é pronunciado no campo de batalha, os adversários tremem. Eles sabem que irão encontrar um adversário difícil, inteligente, e honrado. Este é o ápice do jogador de PvP. Apesar de ser temido, todos lhe consideram um adversário valoroso, e anseiam em travar mais um duelo com você.

E como exatamente se chega nesta exaltada posição? Através da Honra. Não os Pontos de Honra ou Grau de Honra, mas esta qualidade invisível, cada vez mais rara no mundo. O jogador honrado não fica se preocupando em estripar jogadores obviamente inferiores a ele. Por quê? Porque ele sabe que se fizer isto, irá fazer que muita gente fique desgostosa do PvP e vá fazer outra coisa. E isto acontecendo, você tem menos adversários a bater, e menos reputação a conquistar. Então, deixe que eles evoluam em seu direito próprio. Quando for o momento, aí sim eles serão adversários dignos e verão em você um mestre a ser vencido. Mais diversão para todos.

O jogador honrado joga nas regras propostas em um determinado cenário. No caso do Cabal, o que isto significa? Significa que se o entendimento é não usar Aura, você não usa Aura. E por aí vai. Porém, o jogador pratica seu grau máximo de maestria dentro destes parâmetros. E assim, é impiedoso, brutal, mas honrado, ao mesmo tempo. O adversário que perde dentro destas condições raramente fica irritado, pois entende que foi vencido de forma honesta. E o que isto acarreta? Mais uma pessoa praticando para um dia tentar lhe bater, e assim, mais diversão para todos.
É importantíssimo dizer que o jogador honrado é um homem (ou mulher) de poucas palavras. Ele pratica provocações inteligentes e sutis, e não é debochado, nem ofensivo, nem idiota. Nunca entra em jogos de palavras inúteis, pois sabe que este é o caminho do jogador fraco. O bom jogador é aquele que reconhece sua derrota, e que é magnânimo em sua vitória, pois sabe que fazendo isto, está fortalecendo de forma saudável a disputa de todo um grande grupo de pessoas.

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.