terça-feira, 6 de maio de 2008

Guild Wars NightFall

gwnightfall_logo

Leia aqui o nosso review de Nightfall, a terceira e mais recente Campanha lançada de Guildwars, jogo aclamado por jogadores e sites especializados.

Nightfall

Guildwars Nightfal, lançado dia 27 de Outubro, é a terceira campanha do jogo. Porque campanha e não expansão? A resposta é simples. Guildwars já é um jogo diferente de outros MMOs por não cobrar mensalidades (você compra o cdkey, cria seu login, e joga a vontade dai pra frente), e cada uma das posteriores campanhas podem ser compradas e jogadas separadamente, sem a necessidade de se comprar a anterior.

Antes de continuar o review, vou esclarecer melhor esta questão, pergunta muito comum sobre o jogo.

Você pode começar comprando qualquer uma das três campanhas (Prophecies, Factions e Nightfall), e comprar as outras conforme desejar.

Pode então decidir entre anexar o cdkey de outra campanha no seu login já existente, liberando assim acesso ao continente da campanha respectiva, para seus personagens, ou então criar uma conta totalmente separada, porém entao cada conta somente acessará o conteúdo respectivo.

Inicialmente uma conta de Guildwars tem 4 slots para criação de personagens, adicionando uma segunda campanha você libera mais 2 slots (slots extras podem ser adquiridos separadamente, na loja online da NCSoft).

Particularmente acho mais vantagem anexar as campanhas todas no mesmo login, é o que a maioria das pessoas faz.

Bem já fugi do assunto principal, vamos retornar ao Review.

Nightfall (vou abreviar para NF daqui pra frente) segue ainda o mesmo conceito principal de Guildwars: a interface é a mesma, mesmo jogo, porém adiciona algumas características novas, tal como Heroes, que irei explicar melhor mais pra frente.

História

A história se passa na região sul do continente principal de Tyria, Elona, sendo este o mesmo nome de um dos deuses do jogo. O tema principal na geografia, vestimentas e cultura é o africano, onde encontramosflorestas densas, e também savanas e desertos.

Você começa o jogo como um soldado raso dos Sunspears, exército de elite protetor desta civilização. Conforme o enredo do jogo se desenrola, a trama principal vai sendo apresentada: uma líder enlouquecida chamada Varesh, está tentando despertar e invocar no mundo um antigo e esquecido Deus, chamado Abaddon. Este deus teria sido banido pelos outros, e a profecia diz que seu retorno traria o Nightfall ao mundo, e seria o início do apocalipse.

A história de NF faz referencias a Prophecies e Factions, e também fecha e completa a história desses.


gw233mini

Hero System

Apesar do prospecto sombrio para o futuro, você não está sozinho. Conforme diz uma das frases de combate dos Sunspears: "Você nunca está lutando sozinho", uma das novidades principais desta campanha são os Heroes.

Quem já jogou Guildwars conhece os Henchmen. NPCs que ficam em cidades e que você pode escolher para participar de seu grupo. Normalmente esses NPCs são bem mais fracos que um jogador normal, e os Heroes lembram muito eles.

gw205mini Ao contrário no entanto dos Henchmen, Heroes não ficam nas cidades. Conforme você vai progredindo na história, e completando quests no jogo, vai liberando acesso a cada um desses Heroes.

Você pode então coloca-los em seu grupo (sempre no máximo 3 heroes por jogador).

Os Heroes ao contrário de Henchmen, ganham level, pontos de atributos, assim como jogadores, e você pode ainda equipa-los e trocar suas skills, inclusive montando "Builds" de skills para eles, como faria com seu personagem. Isso por si só já os tornaria muito poderosos, porém tem mais.

Na janela de Radar agora existem controles, onde você pode controlar o movimento individual ou o grupo todo de Heroes, ordenando que eles fiquem posicionados em algum ponto do mapa. Isso traz novas vantagens táticas.

gw207mini

Além disso, voce pode visualizar uma pequena janela de status de cada Heroe, onde pode forçar o mesmo a usar um skill, ou mudar sua atitute para "agressivo, defensivo, ou pacifista", além de poder ordenar que um Hero ataque somente um alvo, mesmo que você mude o seu.

Na prática, sao NPCs poderosos, que independente da região onde você está, estarão sempre no mesmo nível. Isso torna muito mais fácil completar Missions, ficar "farmando" numa região, ou explorar o mapa.

Na prática, se voce e um amigo não estão encontrando mais jogadores para seu grupo, podem cada um ter 3 Heroes, completando um grupo de 8 muito poderoso.

Para aqueles que já possuem Prophecies e/ou Factions, existe um quest em Lion's Arch, e Kaineng Center (Prop, e Fact, respectivamente), onde voce pode adquirir um Hero!

Outro fator interessante é que voce pode utilizar os Heroes nas campanhas anteriores.

Gráficos e Design

Em matéria de gráfico, a qualidade mantém o nível que já vimos em Prophecies e Factions. Gráficos de alta qualidade, porém que não pesam no sistema do seu PC.

Dá pra notar também que o estilo das áreas do jogo lembram muito o de Prophecies, e isso não é por coincidência.

Após o desenvolvimento de Prophecies, o Guildwars original, a equipe foi dividida em duas: uma se encarregou de criar "Factions" (a segunda campanha), e a outra já começou os preparativos para o NF (esta última campanha)

Ao contrário de Factions, a maior parte do jogo é em ambiente externo, um alívio para quem se sentia oprimido pela cidade "favela" de Factions.

O mapa é bem grande também. O jogo começa numa ilha, onde o gráfico predominante é o de florestas densas e algumas ruínas, porém logo saímos dela, para o continente principal, com ambientes de savanas, florestas e alguns oasis.

Outro ponto positivo é o conteúdo: quando estiver saindo da ilha para o continente, com seu personagem, o mesmo já deverá estar no nível 15 ou 17, portanto 80% do mapa é para nível 20 (o nível máximo do jogo), algo muito bom, pois é conteúdo PvE para o resto da vida de seu personagem, ao contrário de outras campanhas, onde a maior parte do mapa era nível baixo, e assim, perdia a graça voltar para lá.

Som

Novamente composto por Jeremy Soule que foi o mesmo que fez a trilha sonora das duas ultimas campanhas. Este cara é realmente bom, as músicas são ótimas, sem tornarem-se chatas ao ouvir repetidamente. A título de curiosidade, ele também trabalhou em outros jogos, tal como Oblivion, pelo qual recebeu um Premio de melhor musica para jogos.

Missions e Quests

No quesito Quests e Missions existem algumas diferenças também. Algumas quests do jogo para serem completadas necessitam que você complete outras. Por exemplo, numa delas, voce está encarregado de preparar o exército, mas para completar, precisa interrogar suspeitos, salvar prisioneiros de guerra, e assim por diante.

Existem também quests marcadas como "Difficulty: Master". Essas quests tem uma dificuldade um pouco maior que o normal, e geralmente vai precisar que você tenha um bom grupo de jogadores para completar.

Alguns quests também tem como pre-requisito que você atinja um determinado Rank no exército dos Sunspears. Voce adquire pontos para subir de Rank completando quests, porém tenho outra dica: toda área explorável do jogo, do lado de cada "Ressurection Shrine" você ira encontrar um NPC. Conversando com o mesmo, vai notar que ele te dá um bonus para matar um tipo determinado de criatura: este bonus é duplo XP, e uma certa quantidade de pontos para subir o Rank.

Cidades onde existem Missions: ao invés de iniciar a Mission clicando em "Mission" na tela de Grupo, agora você geralmente começa a mesma conversando com um NPC. Quando uma cidade tem uma Mission, o NPC principal vai ter um ícone diferente sob sua cabeça.

Relacionado ainda a Missions, Ao contrário das duas campanhas anteriores, NF te dá uma maior liberdade de movimentos: você pode explorar praticamente boa parte do mapa, sem precisar fazer as Missions. Em Prophecies por exemplo, enquanto você não terminasse determinada Mission, não conseguia acessar certa parte do mapa. Ainda existe alguma restrição, mas é muito pouca.

É outro ponto positivo para o jogo, pois te dá uma sensação maior de estar andando num mundo virtual, e não num jogo online com "fases".

Os vídeos cinematics tem uma pequena melhoria também. Agora os NPCs movimentam suas bocas ao falar. Parece algo bobo, mas dá uma melhorada boa nos diálogos.

Os Inimigos

Uma das coisas que mais me irritava em Factions foi a variedade pequena de monstos e inimigos. Fiquei cansado rápido com aquelas pessoas deformadas.

O NF tem alguns montros muito interessantes. Existem vários tipos de monstros insetos, e monstros plantas! Esses últimos se movimentam como outros monstros, mas sua vida evoluiu das plantas.

Achei a criatividade muito grande dos designers.

Ainda existem jacarés, dragoes, e uma varierade muito grande de bandidos e outros NPCs.

Neste ponto também NF supera as duas ultimas campanhas

As novas profissões

NF taz duas novas profissões: Paragon e Dervish

gw212mini Paragon é uma profissão focalizada em bonus para o grupo e que utiliza como arma principal a lança. Eles tem magias que fazem com que membros do grupo ganhem HP quando atacam, por exemplo, ou causam dano por queimadura a cada ataque, e assim por diante.

Na prática são uma mistura de Healer, Ranger. É uma ótima profissão, e uma boa dica para ser a profissão secundária de um Monk, por exemplo. Uma skill que achei legal ao ser executada, faz com que o Paragon flutue no ar, e asas de anjo apareçam em suas costas.

Dervish é uma profissão melee, onde utiliza principalmente foices. Eles tem bastante magias de ataque de área, e lembram muito os Warriors, e por isso mesmo devem agradar quem curte Warrior. Algo também bonito é uma das Skills Elite dos Dervishes, onde eles se transformam em um dos deuses temporariamente.

Comunidade

Aqui um dos que sempre foi o maior ponto positivo do jogo: existe uma comunidade muito legal de jogadores de Guildwars no Brasil, e se voce por exemplo, entrar em uma das Guildas que faz parte da aliança, poderá se comunicar com todos eles, e planejar aventuras juntos.

Melhorias gerais

Junto com o lançamento de NF também temos melhorias que afetam não somente quem compra esta campanha, mas que beneficia todos os jogadores das outras também:

Foi melhorado consideravelmente a Inteligencia Artificial de todos os NPCs (monstros, henchmen e heroes).

Por exemplo, se um NPC Monk, Elementalist, ou outro tipo de caster começa a apanhar de um jogador "Melee" (ex: Warrior), ele vai tentar se afastar, e outro NPC "melee" vai tentar ajudar ele.

Se alguem lança uma Magia de Área, como Meteor Shower, os NPCs não ficam mais parados como bobos, tomando dano. Eles vão desviar. É muito legal ver isso pois torna o combate mais interessante e o desafio divertido.

O Sistema de "Salvage" também melhorou. Antigamente, se voce queria remover o "bonus" de uma arma, para colocar em outra, usava o advanced salvage kit, e tinha uma certa chance de remover o bonus, ou a materia prima.

Agora mudou. Ao utilizar o Adv Salvage Kit, um menu é apresentado com todos os bonus existentes na arma (ex.: no caso de Arcos, aparece a Corda, Arco, e a Materia Prima). Voce pode escolher qual quer dar "Salvage". Depois disso existe ainda 50% de changes do ítem não ser destruido, e voce pode repetir o processo. Com sorte voce pode retirar tudo do item! Muitos especulam que este novo sistema vai causar uma redução drástica nos preços de equipamentos do jogo, eu pessoalmente torço por isso.

Outra interface que foi melhorada é o minimapa (que voce abre pressioando U)

Agora no minimapa ícones para os NPCs Collectors, Ressurection Shrines, e alguns outros pontos de interesse aparecem.

gw221mini A interface para tingir armaduras também foi melhorada. Ao usar um "Dye" para tingir, voce agora tem uma janela onde pode pré-visualizar como o ítem vai ficar, antes de gastar o Dye.

Salvar/Carregar Builds

Agora você pode salvar configurações de personagens e Heroes. Acabou aquela tristeza, de toda vez que queria mudar o seu Necro de Blood para Minion Master!


Palavras finais

Se voce não curtia Guildwars, infelizmente não acho que vá gostar, pois muito pouco mudou, fora as novidades que eu já falei, porém se voce curte, vai adorar esta nova campanha, onde não encontrei pontos negativos dignos de nota.

Estou jogando desde o dia 27 de Outubro todos os dias, realmente gostei desta última campanha (eu nao completei a Factions, praticamente joguei pela metade).

Se você ainda não comprou Guildwars e vai começar, comece por esta. Se já tem uma campanha e quer comprar sua segunda, compre esta também :)

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.