sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ryzom





Introdução


Saga of Ryzom, ou também conhecido somente por Ryzom, produzido por uma pequena empresa francesa chamada Nevrax.

O jogo se passa num mundo exótico chamado Atys. Este mundo é bem diferente, pois é totalmente coberto por florestas, porém o mais incrível, é que um único organismo vivo, como uma árvore imensa com suas raízes, envolve o planeta. A superfície do mesmo é na verdade a superfície desta árvore, em suas muitas raizes e galhos que serpenteiam o planeta.


Quatro raças podem ser escolhidas pelos jogadores. Coletivamente se auto intitulam os hominkind (raças hominideas), são elas: Matis, Tryker, Fyros, e Zorai.


Matis Tryker Fyros Zorai

Uma coisa curiosa é a total ausencia de metal no planeta. Todas as armas, equipamentos e armaduras tem em sua aparencia e componentes, materia organica. Armaduras lembrando carapaças, armas parecidas com madeira, e até mesmo as magias, lembram coisas vivas.

Ao contrário do tradicional sistema onde voce escolhe classe ao criar o personagem, Ryzom tem um sistema bem aberto de Skills.





Ao criar o personagem o jogador escolhe tres skills de quatro: Fight, Magic, Craft (criação de itens), e Harvest (procura de recursos naturais).
Esta escolha meramente dita com que ferramentas voce começa, pois na verdade, durante a vida do personagem, vai poder treinar o que quizer.

Não existe um limite no sistema de skills. A qualquer momento voce pode treinar qualquer um dos quarto. Se estiver utilizando uma Arma, subirá skill de Fight, se lançar uma magia, sobe Magic, se criar um item, Craft, e se extrair recursos da natureza, Harvest.

Ao subir um skill, voce ganha um Level. A cada 50 niveis o sistema se subdivide, numa grande arvore de skills, como na figura abaixo:



Por exemplo, quando o jogador atinge o nivel 20 em Magic, o sistema se dubdivide em Offensive e Defensive. Daqui pra frente, se o jogador lançar uma magia de dano, vai ganhar experiencia de Offensive, se usar uma de Cura em um companheiro, sobe Defensive.
Na prática, uma boa dica é durante um combate, tentar usar um de cada: digamos, lançar uma magia de dano, e usar uma arma, ou entao uma magia de dano e cura, assim voce sobe pelo menos dois skills cada combate.
O sistema vai se especializando até o nivel máximo que é 250. Como voce vai se especializando, vai acabar vendo a necessidade, digamos, de usar uma espada de duas maos para subir Fighter/Two Handed, etc.
Entao voce pode estar se perguntando: mas se nao existe limite, e qualquer skill pode ser treinado, entao teoricamente eu posso ter 250 em tudo? SIM!
Mas existe uma forma elegante de nao tornar um jogador ultra poderoso: se digamos, voce estiver usando uma armadura de combate, e for usar magias, notara que as magias terao terriveis penalidades: vai demorar muito pra lançar magia, gasta muito "mana", e nao causa tanto dano.

Os pontos positivos que encontrei neste sistema:
  • Voce tem liberdade total para ir treinando um pouco de cada, e descobrir o que gosta, sem sofrer e ter que criar um novo personagem somente porque escolheu no inicio algo que nao gosta;
  • Voce nunca fica sem grupo, se tiver um pouco de cada skill: é muito comum estar num grupo, e alguem perguntar: "Quanto vc tem de Magia de Cura?" "Quando vc é bom com armas?", e assim, cada um vai trocando seus equipamentos até o grupo ter guerreiros, magos e "healers" apropriadamente.
É muito comum tambem você sempre carregar um grupo de armaduras para combate, e outro para magia, para poder trocar quando necessario.

Habilidades

Ao ganhar niveis, o jogador ganha pontos de Habilidades. Esses pontos sao usados em NPC Trainners, para ganhar novas habilidades, ou melhorar as já existentes.

Outra coisa muito interessante e diferente é este sistema de Habilidades.

As Habilidades no Ryzom são chamadas de "Stanzas", e podem ser quebrados em propriedades, tal como tipo de dano, tempo para executar, distancia maxima, quanto de energia despende, etc.

O mais legal é que o jogador pode editar, e até mesmo criar novas habilidades inteiramente, se quizer.

Por exemplo, digamos que tenho uma magia que causa dano de ácido, e quero criar uma que o tempo de execuçao seja mais rapido: dá para editar ou criar uma nova, digamos, onde eu sacrifico a distancia maxima, porem diminuo bastante o tempo de execucao. Esta nova magia vai ser otima para situacoes onde o inimigo esta muito perto, e eu vou lançar a mesma quase que como uma metralhadora! hehe


Craft e Harvest

Criaçao de itens é meramente combinar materia prima, encontrada de "Loot" de monstros, ou fazendo Harvest. Porém todo recurso tem uma série de propriedades, como durabilidade, flexibilidade, etc. Ao criar determinado item, deve-se escolher aqueles com as propriedades melhores para cada tipo de equipamento, pois vai determinar os "Stats" finais do item.







Para quem conhece o sistema de Craft do Star Wars Galaxies e gosta do mesmo, vai gostar com certeza deste. Lembra muito o sistema do SWG

Comercio
Quando voce encontra um NPC Mercador, tem por escolha vender imediatamente um item, ou coloca-lo a venda, por um preço que voce mesmo estipula, ficando ele la disponivel até que outro jogador compre. É simples e eficiente.

Casas, GuildHall
Jogadores podem alugar "apartamentos", porém até o momento deste review, não era possível mobiliar a casa, somente existe uma especie de banco dentro da casa, onde voce pode guardar itens.

O mesmo ocorre para GuildHall: sua guilda pode alugar um guildhall, onde possuem NPC Trainners, Vendedores, area para reuniao da guilda, e um banco para armazenar itens e dinheiro.

Banco e Armazenamento

Os jogadores podem comprar criaturas de carga, e montarias. Uma raça muito estranha, mixto de camelo com cavalo, chamado Mektub.
As bestas de carga podem carregar bastante peso, porem ambas as criaturas precisam sempre estar bem alimentadas, para que o jogador nao as perca.
Em cada cidade o jogador vai ter um banco diferente, portanto, se vc guardar algo no banco na cidade Fyros, nao vai acessar o mesmo em outra cidade!









Isso acaba criando situacoes interessantes, como por exemplo, caravanas, onde jogadores escoltam outros trazendo suas bestas de carga.

Comunidade
Aqui um dos pontos mais positivos que encontrei no jogo.
Durante os 3 meses que joguei não encontrei nenhum problema com outro jogador. Talvez pelo jogo ser pequeno (sao afinal somente tres servidores, porem a populacao nao é pequena)
Nunca tive problemas com outro jogador tentando sacanear, muito pelo contrario, na minha primeira semana, após sair da ilha Newbie, ja fui contactado por um membro de uma guilda, e convidado a participar.
Saibam tambem que Ryzom é um jogo muito dependente de comunidade: se voce gosta de jogar solando tudo, nao gosta de grupos, ou nao tem facilidade para se entrozar com os outros, nao vai gostar do Ryzom.
As cidades ficam longe umas das outras, o terreno é extremamente perigoso longe das mesmas, e é muito normal Guildas organizarem "Trekkings", ou trilhas, onde os mais fortes escoltam os novos, para que visitem as cidades.

A comunidade é bem madura, a faixa media de idade dos jogadores é uma das mais altas que encontrei num MMO. Na guilda que participei a maioria era maior de 30 anos, chegando a até mesmo 60, entre varios membros.
Com um nivel assim tao maduro, e um jogo tao pouco conhecido, voce se sente muito bem recebido, pois sempre alguem esta disposto a ajudar, e ensinar.

Mas existe um problema aqui: vai ser muito raro encontrar algum brasileiro. Quando joguei, fora alguns amigos que entraram no embalo e foram jogar comigo, nao encontrei nenhum brasileiro. Isso é por si só uma barreira imensa principalmente para quem nao fala ingles, ou que nao se sente bem onde nao tem muitos brasileiros com quem interagir.

O mundo de Atys

Ao entrar pela primeira vez no jogo, e explorar a "Ilha Newbie" por completo, voce acaba imaginando que este mundo é bem pequeno, mas é um engano.
Saindo da tal ilha, voce vai notar um mapa imenso. Participei de uma das Trilhas da guilda, e levamos em torno de 4 horas para dar a "volta ao mundo". Claro que leve em conta que tivemos contratempos.

Em cada cidade, e em alguns pontos de interesse, existem NPCs que o jogador pode comprar Tickets. Esses tickets podem ser utilizados, como uma magia de teleporte, para retornar aos mesmos.
Assim as guidas reunem o pessoal: visita-se esses locais e voce compra o ticket. Porém o jogador sempre tem que tomar o cuidado para comprar outro ticket, ao chegar, senao nao tera como voltar la depois facilmente.

Algumas das coisas que mais me impressionaram no jogo foi a geografia e ecologia.
Criaturas pacificas ao verem voce, por vezes se aproximam, cheiram vc, olham curiosos. É comum encontrar bandos andando juntos, e ate mesmo predadores atacando suas presas, e NPCs caçadores, etc.

Outra coisa muito interessante são as estações: inverno, verao, primavera, outono, podem alterar drasticamente os graficos, e até mesmo quais criaturas aparecem num local. No verao por exemplo, uma cidade pode estar toda verde e coberta de vegetacao, quando no inverno uma camada de neve esta cobrindo tudo, e as arvores estao desfolhadas ou congeladas. Muito interessante, e gostaria de ver esse nivel de detalhe em outros MMOs.








(Duas estações, mesma região)


Eventos, Quests, etc

Um ponto negativo é a quase nao existencia de Quests: é quase tudo livre, vc vai caçar numa regiao, etc. Esta ausencia de quests vai perturbar quem esta mais acostumado a NPCs darem uma meta ou objetivo para o jogador.
Realmente, como disse, o jogo é totalmente ligado a comunidadem, e muitas vezes a diversao é criada pelos proprios jogadores, criando grupos de exploracao, caça, ou festas.

Não existem "Boss", Loot famoso, itens raros, e coisas do genero.

Está porem em desenvolvimento uma expansao muito interessante. Já devem ter notado que em mais de um ponto o pessoal da empresa desenvolvedora é muito criativo ne?
A expansao intitulada Ryzom Ring, ou R2, vai trazer uma ferramenta muito avançada e detalhada onde qualquer jogador vai poder criar áreas, dungeons, casas, etc, e outros vao poder acessar

É a primeira vez que um MMO da a possibilidade para que um jogador crie conteudo.
Se alguem aqui ja jogou Neverwinter Nights, este jogo tem uma ferramenta onde jogadores podem criar "Modulos", e outros podem jogar em multiplayer ou solo. E quem ja jogou alguns desses modulos sabe como a comunidade tem muita gente de talento, e muitas vezes os modulos acabam sendo tao profissionais, que superam até o que normalmente voce teria que comprar numa loja.

O futuro do jogo realmente está apostando nessa ferramenta, onde pode-se criar ate mesmo scripts, onde NPCs conversam, andam ate algum local, começam guerras etc.

Um ponto muito positivo para o jogo e para a empresa são os Eventos criados por GM. Quase toda a semana pelo menos um evento ocorre.

Geralmente sao imensos, participei de um onde os Kitin planejavam uma invasao numa cidade, as historias sao interessantes, e NPCs controlados pelos GMs interagem com o pessoal, etc.

Como sao tres servidores, a empresa acaba investindo bem nesse tipo de conteudo.

PVP
Existe um sistema consensual, onde guildas podem se inscrever no PVP, participando de uma das duas facções existentes no jogo.
As facções são a raça alien Karavan (que estão interessados em extrair os recursos naturais do planeta), e os Kamis (uma raça que protege a natureza)
Guildas PVP podem competir para dominar Outposts, e com isso dominar os recursos mais valiosos do planeta, porém nao tive oportunidade ainda de testar, pois a guilda com a qual joguei nao era de PVP

Requisitos de Sistema
Achei Ryzom razoavelmente leve

Oficialmente o sistema minimo necessario é um Pentium III com 512 RAM e uma Geforce2 com 64Mb
O Sistema recomendado de Pentium 4 2Ghz, com 512Ram e Geforce 4 com 128 Ram

Considerações finais

Pontos positivos
  • Sistema de Árvores de skill muito legal, liberdade total aqui.
  • Graficos bonitos, um mundo bem exotico
  • Comunidade excelente, porém em ingles.
  • Eventos quase toda a semana

Pontos negativos
  • Falta de variedade de conteudo, porém isso pode ser drasticamente melhorado com o Ryzom Ring, sem data para lançamento.
  • "Grind" infinito: como o sistema de skills se subdivide a cada 50 levels, existe sempre algo a subir de nivel. Se vc é daqueles que quer chegar no nivel maximo e "terminar", nao vai gostar.
  • Nao existem quests, ou itens unicos
  • Ausencia total de brasileiros: realmente uma pena.
  • Dificuldade para jogar sozinho: se voce nao for muito bom em algo, digamos Fighter 250, nao vai nem conseguir viajar sozinho. Grupo é quase um pre requisito mais pra frente

Trial e preço do jogo

Existe um Trial, por tempo ilimitado, onde a restrição é não poder sair da ilha newbie, porém da para se testar o sistema do jogo.
Você pode baixar o trial no Site Oficial: http://www.ryzom.com/

Existe uma taxa mensal de 12 dolares.

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.