quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guia Básico para MMORPG’s [Parte 01]

Bom, irei escrever uma série de artigos que funcionarão como um guia para este gênero de jogo eletrónico que é tão fantástico e que é, as vezes, incompreendido, por seus jogadores e que afasta tantos outros jogadores que se queixam de sua complexidade.

Espero que este guia sirva para você que joga e nunca parou pra entender a lógica deste tipo de jogo, ou para você que nunca jogou e que gostaria de compreender um pouco, então, já que estamos preparados, venha comigo nesta jornada, que garanto, será muito esclarecedora e muito divertida também.

Este guia teve como inspiração o trabalho acadêmico de Musse Dolk que foi disponibilizado há algum tempo atrás pelo site mmorpg.com, bem como, minha experiência pessoal no gênero.

Bom, percebi que muita gente se intimida em jogar mmorpg, por achar que é muito complicado, como também muitos players tem uma noção equivocada dos conceitos, por isso irei iniciar este guia básico.

Não é um guia sobre um mmorpg específico, são noções gerais sobre mmorpg, especialmente para quem está começando. Cada MMORPG tem um mundo próprio, com uma lore própria e elementos próprios, mas normalmente o gênero tem fatores comuns, conceitos que estão presentes em quase todos os jogos desta natureza, assim irei tentar explorar noções básicas, especialmente no que se refere a jogabilidade em grupo, as conhecidas partys, um termo que está sendo substituido por groups, nos jogos mais recentes.

Criação do Personagem


Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.

Arquetipos das Classes(archetypes)
Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.

Tank

O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.

Damage Dealer

O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.

Healer

O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre e sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.

Crowd controller

É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.

E aguarde a parte 2!!

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.