quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guia Básico para MMORPG’s [Parte 02]

Raças

Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.

 

 Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)

Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.

 

 

Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:

a)Aggro - se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;

b)Hate - quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.

O tanker

O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.

Lutando contra vários oponentes

Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.

 

Linha de ataque

normalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura. 

No próximo capítulo deste guia irei abordar o combate utilizando as outras classes, encontro vocês em breve, continua…

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.