quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guia Básico para MMORPG’s [Parte 03]

Damage Dealer

É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.

Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.

Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.

Healer

O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.

A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.

Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.

A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.